As três últimas igrejas
3:1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto.
3:1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto.
Sardes - “Sardes significa: ‘cântico de
alegria’, ou ‘a que permanece’, ou ainda ‘o escape do remanescente’. – O Apocalipse Revelado, p. 43.
Período: “Pós-Reforma [protestante]” – LES892, P. 44.
“Sardes corresponde à igreja no século XVII e primeira parte do século
XVIII, quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da pregação
dos reformadores.” – SRA/EP, p. 37.
Nome - “Em Apocalipse 3:1 é sinônimo de
reputação.” - LES892, p. 46.
“Sardes, a Igreja da Reforma e do tempo posterior a ela, assim como
Pérgamo - falando de um modo geral - foi uma igreja espiritualmente morta, mas
com alguns membros cuja relação com o Senhor tornou suas obras agradáveis a
Cristo.” - LES892, p. 43.
Tens nome de que vives, e
está morto - “Essa
igreja era apática, sem vida e sem amor. Tinha aparência, mas carecia de poder.
Que é uma igreja morta? Que é um cristão que ‘está morto’? Os membros da Igreja
em Sardes tinham a reputação de que estavam espiritualmente vivos, mas não
possuíam fé viva. Conseqüentemente, suas obras não podiam ser aceitas por
Deus.” - LES892, p. 44.
“A Igreja de Sardes tornara-se
indolente e letárgica, manifestando alarmante satisfação consigo mesma - uma
forma de morte espiritual. Cristo não vivia mais no coração dos membros; sua fé
era morta, e suas obras eram obras mortas, que Cristo não podia aceitar. ” - LES892, p. 45.
“A hipocrisia caracterizou [a igreja de Sardes], que não era o que pretendia ser. Declaradamente,
as igrejas da Reforma haviam descoberto o que significa viver pela fé em Jesus
Cristo; mas, em grande parte, elas acabaram caindo num estado que, nalguns
aspectos, se assemelhava ao da organização da qual se haviam retirado. Seu nome
- protestante - denotava oposição aos abusos, erros e formalismos da Igreja
Católica Romana, e o nome Reforma dava a entender que nenhuma dessas faltas
devia encontrar-se no rebanho protestante.” - SDABC, vol. 7, págs. 755 e 756), citado em LES892, p.48 e 49.
Ver Apêndice: “Fé e Obras”.
3:2 Sê vigilante, e confirma o restante,
que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante
do meu Deus.
Os restantes, que estavam
para morrer -
“Representa o que merecia ser preservado no protestantismo em decadência.” - LES892, p. 46.
“Apocalipse 3:2 profetiza a
tragédia vivida pelas igrejas que, após a morte de seus fundadores deixaram
morrer parte das verdades descobertas e pregadas pelos reformadores.” – SRA/EP, p. 37.
Não achei as tuas obras
perfeitas - “...haviam
deixado de manter comunhão com Ele. Estavam espiritualmente ‘mortos’, e não
tinham, portanto, o poder interior do Espírito Santo para realizar as obras que
Deus pudesse aceitar. O conceito bíblico de perfeição é semelhança com Cristo
(Efésios 4:13). ‘A medida da estatura da plenitude de Cristo’ só é possível
àquele que permite que Cristo habite continuamente no seu coração.” - LES892, p. 45.
“Obras perfeitas são as que Deus aceita. Em I S.João 2:29, verificamos
que Deus considera justas as obras daquele que ‘é nascido dEle’. Tal indivíduo
‘é justo, assim como Ele é justo’ (I. S.João 3:7), não independentemente, mas
porque o Cristo que é justo está vivendo no seu coração (Rom. 8:9 e 10). O
problema dos membros da igreja em Sardes era haverem perdido a presença de Jesus
no coração.” - LES892, p. 46.
“Nem todas as imperfeições são consideradas como pecado por Deus. ... As
obras imperfeitas das pessoas não eram consideradas pecado enquanto elas não
haviam recebido a luz de Jesus. ... Tudo o que fazemos é imperfeito, porque
somos seres humanos decaídos e defeituosos. Mas nem tudo o que fazemos é
pecado. Martinho Lutero estava certo ao escrever: ‘As obras que resultam da
Palavra e são efetuadas com fé, são perfeitas aos olhos de Deus, não importa o
que o mundo pensa sobre elas...’ - Luther’s
Works, pg. 318.“ - LES892, p. 47.
3:3 Lembra-te, portanto, do que tens
recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como
um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
3:4 Mas também tens em Sardes algumas
pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de
branco, porquanto são dignas.
Não contaminaram seus
vestidos - “...não se
contaminaram moralmente.” - LES892,
p. 46.
“Quando João escreveu, em 95 A.D., Sardes estava vivendo principalmente
de seu glorioso passado. As poucas coisas ainda vivas pareciam prestes a
morrer. Sua atividade externa não era corroborada por espiritualidade interna.
O que haviam recebido e ouvido não era lembrado e conservado. Mesmo em Sardes,
porém, havia uns poucos que não tinham contaminado os seus vestidos.” – O Apocalipse Revelado, p. 44
“Os que lideraram a Reforma eram homens de vigorosa consagração, mas
seus seguidores, supondo que todas as batalhas já haviam sido ganhas,
acomodaram-se em religião organizada. Grandes movimentos iniciados por homens
como Lutero e Knox tornaram-se meras religiões de Estado, sustentadas pelo
erário público.” –O Apocalipse Revelado, p.
45.
3:5 O que vencer será assim vestido de
vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida;
antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Vitória em Cristo - “Tentações e enganos serão suscitados
pelo grande enganador para prejudicar a obra do instrumento humano; mas, se ele
confia em Deus, se é manso e humilde de coração, guardando os caminhos do
Senhor, o Céu se alegrará, pois ele alcançará a vitória.” - Comentários de
Ellen G. White, SDABC, vol. 7, p.
960, citado em LES892, p. 48.
“Só Cristo pode ajudar-nos e conceder-nos a vitória. Cristo precisa ser
tudo em todos para nós. Ele precisa habitar no coração, Sua vida deve circular
por nós, assim como o sangue circula pelas veias. Seu Espírito tem de ser um
poder vitalizador que nos leve a influenciar outros a tornarem-se semelhantes a
Cristo e santos.” - Comentário de Ellen G. White, SDABC, vol. 5, p. 1144, citado em LES892, p. 48.
De modo nenhum apagarei o
seu nome do livro da vida -
“Em Sardes houve alguns cujas obras foram agradáveis a Deus (Apoc. 3:4). Eles
permitiram que o Espírito Santo vivesse no seu coração. A vontade de Cristo é
que todos sejam como esses vencedores em Sardes: ‘O vencedor será assim vestido
de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida.’
Verso 5. Os nomes não são apagados do livro da vida antes que sejam examinados
no juízo investigativo que precede o Segundo Advento (Ver Dan. 7:9 e 10; 12:1;
Comparar com S. Mat. 22:11-14).” - LES892,
p. 47 e 48.
“Os nomes de todos aqueles que uma vez se entregaram a Deus estão
escritos no livro da vida, e o seu caráter está sendo passado agora em revista
diante dEle. Anjos de Deus avaliam o valor moral. Eles observam o
desenvolvimento do caráter naqueles que vivem agora, para ver se os seus nomes
podem ser conservados no livro da vida. É-nos concedido um tempo de graça para
lavarmos e alvejarmos as veste do caráter no sangue do Cordeiro. Quem está
fazendo isso? Quem está se afastando do pecado e egoísmo?” - Comentários de
Ellen G. White, SDABC, vol. 7, p.
960, citado em LES892, p. 48.
“O Senhor não irá remover os nomes dos vencedores do livro da vida
(Apoc. 3:5). Já os nomes dos que não venceram serão apagados. O livro da vida é
revisado no juízo pré-advento (Dan. 7:10; 12:1). Durante esse tempo de
julgamento (de 1844 até a volta de Jesus), o Senhor nos está convidando a
depender inteiramente dEle. (Ver João 15:5-7.)” – LES963, lição 4, p. 6.
“Os nomes dos que perderam sua relação com Cristo como nascidos de novo
são apagados (Apoc. 3:5). O selo de Deus do tempo do fim é colocado sobre os
nomes mantidos no livro da vida (Apoc. 7:1-3; 14:1-5).” - LES963, lição 4, p. 4.
“Agora, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote está a fazer expiação por
nós, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo.” - O Grande Conflito, p. 628.
3:6 Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito
diz às igrejas.
3:7 Ao anjo da igreja em Filadélfia
escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi;
o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Período – “Três são as datas prováveis que se indicam para o começo
desse período: 1755, quando ocorreu o grande terremoto de Lisboa, 1798, ano do
escurecimento do Sol e da Lua, e 1833, a queda das estrelas.Na verdade, na
profecia dos 7 selos, as três datas marcam uma época: O início do tempo do
fim(6º selo). ... As três datas indicadas obedecem à mesma época. Filadélfia
chegaria até 1844, quando surge o último remanescente fiel da profecia.” – SRA/EP, P. 37.
“No período que se estendeu desde a Revolução Francesa até o começo do
Juízo em 1844, houve um avivamento do espírito que caracterizou a Igreja de
Esmirna.” - LES892, p. 43.
“Duas grandes revoluções
políticas, uma na América, em 1776, e outra na França, 1789, afetaram
tremendamente o pensamento do mundo, que subitamente começou a abrir-se para o
evangelho. Guilherme Carey foi para a Índia em 1793; Roberto Morrison para a
China em 1807, e em 1817 Roberto Moffatt foi para a África, seguido de Davi
Livingstone em 1841. A Sociedade Bíblica
Britânica começou a funcionar em 1804, e a Americana em 1816.” O Apocalipse Revelado, p. 48 e 49.
Filadélfia - “Filadélfia, que quer dizer amor
fraternal, representa a última parte do século XVIII e a primeira do século
XIX, com o nascimento da expansão missionária e a organização das Sociedades
Bíblicas. Começa-se a estudar Daniel e Apocalipse e surgem os maiores
reavivamentos da História.
“Constitui notável coincidência
que as duas cidades, Esmirna e Filadélfia, que retiveram seu caráter e
população cristã por mais tempo do que as outras cidades da Ásia Menor, são as
cidades cujas igrejas foram tão puras e irrepreensíveis no tempo do apóstolo
João, que as cartas escritas para elas são as únicas que não contém palavras de
repreensão.” – SDABC, vol. 7, p. 757
e 758, citado em LES892, p. 50.
A Chave de Davi - “Este verso aplica a Cristo a profecia
de Isaías a respeito de Eliaquim (Isa. 22:20-22; ver II Reis 18:18). Eliaquim
foi escolhido para ter supervisão sobre ‘a casa de Davi’, segundo é indicado
pelo fato de que lhe seria dada ‘a chave da Casa de Davi’. A posse da ‘chave’ por
Cristo representa Sua jurisdição sobre a Igreja e sobre o propósito divino que
deve ser realizado por intermédio dela.” - SDABC,
vol. 7, pg. 757 e 758, citado em LES982,
p. 50.
A porta fechada e a porta
aberta – “A profecia do
Antigo Testamento escrita por Isaías, já dizia que embora Ele [Cristo] nunca
tenha praticado maldade (Isaías 53:6), nossos pecados seriam postos sobre Ele
(Isaías 53:6), e que Sua morte seria expiatória (Isaías 53:10). Sua
ressurreição garantiria Sua vitória sobre o pecado e a morte. Por isso é que
quando Cristo abre a porta da salvação ao crente, ninguém a pode fechar, e
quando a fecha por falta de fé do pecador nos méritos de Cristo, não há quem
possa abri-la.” – SRA/EP, p. 31
“Esta porta [do lugar santíssimo do santuário celestial] não foi aberta
até que a mediação de Jesus no lugar santo do santuário terminou em 1844. Então
Jesus Se levantou e fechou a porta do lugar santo e abriu a porta que dá para o
santíssimo, e passou para dentro do segundo véu, onde permanece agora junto da arca
e onde agora chega a fé de Israel. Vi que Jesus havia fechado a porta do lugar
santo, e que nenhum homem poderia abri-la; e que Ele havia aberto a porta para
o santíssimo, e que homem algum poderia fechá-la”. - Primeiros
Escritos, p. 42.
3:8 Conheço as tuas obras (eis que tenho
posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca
força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
A qual ninguém pode fechar - “Nenhum ser humano pode impedir que
Cristo seja bem sucedido na realização de Sua obra no Lugar Santíssimo.” - LES892, p. 50.
“...não há nenhum poder que possa fechar a porta da comunicação entre
Deus e a alma.” - Comentários de Ellen G. White, SDABC, vol. 7, p. 961, citado em LES892, p. 49.
3:9 Eis que farei aos da sinagoga de
Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, eis que farei que
venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo.
Sinagoga de Satanás - Ver comentário sobre Apoc. 2:9.
3:10 Porquanto guardaste a palavra da
minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir
sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.
Hora da provação/tentação - “Um grande tempo de prova que precede o
Segundo Advento. Não é declarado qual será a sua duração.” - LES892, p. 50.
3:11 Venho sem demora; guarda o que tens,
para que ninguém tome a tua coroa.
Guarda a tua coroa - “O povo de Deus, nos últimos dias, deve
usar a coroa da vitória espiritual (Apoc. 3:11; 6:2). Eles usam a coroa de duas
maneiras: 1ª Eles possuem a dádiva da vida eterna (I S. João 5:12 e 13); 2ª
Obtém a vitória sobre o pecado pelo poder de Cristo que habita neles (I S. João
5:4; Rom. 6:14).” - LES892, p. 100.
3:12 A quem vencer, eu o farei coluna no
templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu
Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da
parte do meu Deus, e também o meu novo nome.
Coluna no templo - “O vencedor terá uma posição importante
na presença de Deus.” - LES892, p.
50.
3:13 Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às igrejas.
3:14 Ao anjo da igreja em Laodicéia
escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da
criação de Deus:
Laodicéia – “Laodicéia que dizer ‘julgamento do
povo’. ... também interpretado como ‘povo justo’, ou ‘povo justificado’. ... A
graça é a fonte; o sangue o meio; a fé o método pelo qual nos apropriamos da
graça; nós a mostramos pelas obras,
S. Tia. 2:22, 24. Boas obras jamais podem produzir justificação; mas a
justificação é revelada pelas obras.” O
Apocalipse Revelado, p. 51.
“A mensagem à Igreja de Laodicéia tem aplicação especial à Igreja nos
últimos dias. A Igreja de Laodicéia era muito semelhante à Igreja
contemporânea.” - LES892, p. 44.
3:15 Conheço as tuas obras, que nem és
frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!
Conheço as tuas obras - “Muitos do professo povo peculiar de
Deus estão tão conformados com o mundo que seu caráter peculiar não é
discernido, e torna-se difícil fazer distinção ‘entre o que serve a Deus e o
que não O serve’.Deus faria grandes coisas por Seu povo se eles se separassem
do mundo. Caso se submetessem à Sua direção, Ele torná-los-ia um louvor em toda
a Terra. Diz a Testemunha Verdadeira: ‘Conheço as tuas obras’ ” - Testimonies, vol. 2, p. 121, citado em LES892, p. 50 e 51.
“A Igreja de Laodicéia é repreendida por sua falta de fervor espiritual,
mas os membros que recebem a dádiva da justiça de Cristo são reintegrados na
condição de pureza que distinguiu os cristãos primitivos.” - LES892, p. 43.
3:16 Assim, porque és morno, e não és
quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.
Morno - “Que não tem grande fervor espiritual.”
- LES892, p. 52.
3:17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou
enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável,
e pobre, e cego, e nu;
3:18 aconselho-te que de mim compres ouro
refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas,
e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os
teus olhos, para que vejas.
Que de Mim compres - “Vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço...” Isaías 55:1.
Ouro - “Riquezas espirituais oferecidas por
Cristo.” - LES892, p. 52.
“Fé, mais preciosa do que o
ouro.” I. S. Pedro 1:7.
Vestidos brancos - “O manto da justiça de Cristo” - LES892, p. 52. Ver Apoc. 7:13 e 14.
“...o linho fino são as justiças dos santos.” Apoc. 19:8.
Colírio - “O Espírito Santo. Ele nos abre os
olhos para que vejamos nossa verdadeira condição espiritual.” - LES892, p. 52.
“O ouro que Jesus quer que compremos dEle é o ouro provado no fogo; é o
fogo da fé e do amor, que não está misturado com nenhuma substância impura. As
vestiduras brancas são a justiça de Cristo, a veste nupcial que só Cristo pode
dar. O colírio é o verdadeiro discernimento espiritual, que faz tanta falta
entre nós, pois as coisas espirituais se discernem espiritualmente.” -
Comentários de Ellen G. White, SDABC,
vol. 7, p. 965, citado em LES892, p.
51.
“Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei.” -
Salmo 119:18;
“Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes
conhecimento.” - I S. João 2:20 e 27,
“...sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual
seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança
nos santos,...” - Efésios 1:18.
“Estando situada numa região em que eram criados grandes rebanhos de
ovelhas negras, Laodicéia tornou-se o centro comercial de lã preta e lustrosa,
bem como de vestimentas pretas de fabricação local. ... A cidade também era
conhecida como centro exportador do famoso pó frígio para os olhos, e era um
forte centro financeiro com grandes casas bancárias que atraíam muita riqueza.
Além disso, obteve fama por ficar perto do templo de Caru, onde funcionava bem
conhecida escola de medicina.
“Assim Laodicéia distinguiu-se nos tempos do Império Romano como uma das
cidades mais ricas do Oriente. ...
“O conhecimento da história, da riqueza e dos principais produtos de
Laodicéia contribui para esclarecer certas declarações da carta que João
dirigiu à comunidade cristã nesta cidade.” - SDABC, vol. 7, p. 101, citado em LES892, p. 52
“O Grande Médico não somente diagnosticou a condição espiritual da
igreja de Laodicéia, mas deu também uma prescrição ou receita para que seja
produzida a cura completa. A prescrição de Cristo consiste de três medidas: 1)
ungir os olhos com o colírio espiritual, para que possamos reconhecer nossa
verdadeira condição; 2) tirar nossas vestes de pecado e justiça própria, e
revestir-nos do manto da justiça de Cristo; 3) receber dEle o ouro da ‘fé que
atua pelo amor’.
“Para maiores informações, ver Testemunhos
Seletos, vol. 1, págs. 476-478.” – LES892, p. 52 e 53.
Ver Apêndice: “Aconselho-te que compres”
3:19 Eu repreendo e castigo a todos
quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.
“Apesar da triste condição de
auto-suficiência e miséria espiritual de Laodicéia, Deus continua a amá-la; não
tolera seus erros, mas lhe dirige os conselhos mais comovedores e inclusive faz
o mais terno oferecimento: entrar em comunhão íntima, se Lhe abrirmos o
coração.” – SRA/EP, p. 38.
3:20 Eis que estou à porta e bato; se
alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele
cearei, e ele comigo.
Porta: “A entrada do coração.” - LES892, p. 52.
3:21 Ao que vencer, eu lhe concederei que
se assente comigo no meu trono.
...que se assente comigo no
trono - Reinar com
Jesus. Apoc. 5:10; 20:4 .
3:22 Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às igrejas.
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