Os 144.000 selados - A visão dos glorificados
“Selados antes de Jesus venha. A cena do selamento de Apocalipse 7 é apresentada como um parêntesis entre os acontecimentos do sexto selo (6:12-17) e os do sétimo selo (8:1). Cronologicamente, a obra do selamento ocorre entre o verso 13 e 0 verso 14 de Apocalipse 6. O capítulo 7:1-8 responde à pergunta do capítulo 6, verso 17. A resposta é que, pela graça de Deus, os 144.000 conseguirão subsistir. Os que forem selados antes do fim da graça permanecerão em pé quando Jesus vier.
“Selados antes de Jesus venha. A cena do selamento de Apocalipse 7 é apresentada como um parêntesis entre os acontecimentos do sexto selo (6:12-17) e os do sétimo selo (8:1). Cronologicamente, a obra do selamento ocorre entre o verso 13 e 0 verso 14 de Apocalipse 6. O capítulo 7:1-8 responde à pergunta do capítulo 6, verso 17. A resposta é que, pela graça de Deus, os 144.000 conseguirão subsistir. Os que forem selados antes do fim da graça permanecerão em pé quando Jesus vier.
Apocalipse 7 retrata os 144.000 na Terra, antes de sua severa provação e da destruição do mundo. Apocalipse
14 os apresenta com Cristo no Céu, depois
dos acontecimentos finais da história terrestre.” – LES893, p. 58.
7:1 Depois disto vi quatro anjos em pé
nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum
vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
Depois destas coisas vi - “A obra de selamento dos crentes no
fim do tempo é relatada depois da descrição da Segunda Vinda de Jesus (Apoc.
6:12-17). Mas o selo de Deus não é dado depois do Segundo Advento de Cristo. A
razão para essa seqüência nesta parte do Apocalipse é simplesmente que o
capítulo 6:17 faz uma pergunta importante: ‘Quem poderá subsistir?’ A resposta
a essa pergunta é que aqueles que forem selados antes do Segundo Advento
poderão subsistir ou ficar de pé quando Jesus vier. Apocalipse 7:1-8 responde à
pergunta de Apocalipse 6:17.” - LES892,
p. 97.
Quatro cantos - “O mundo inteiro.” - LES892, p. 99.
“Na Bíblia, a expressão ‘quatro cantos’ denota universalidade ou
inteireza.” - LES892, p. 97.
Quatro anjos - “Os ‘quatro anjos’ de Apocalipse 7:1
simbolizam todos os anjos do Céu que se empenham em ajudar a humanidade. (Ver
Heb. 1:14.)” - LES892, p. 97.
Quatro ventos - “Contendas e pragas do tempo de
angústia final.” - LES892, p.
99.
“Que é simbolizado pelo ‘ventos da Terra’ detidos pelos anjos? Apoc.
7:1. Leia cada uma destas passagens e mencione o que ela diz sobre o vento ou
sobre os ventos: Dan. 7:2 e 3 Jer.
49:36 Jer. 23:19 Osé. 13:15.” – LES892, p. 98 e 99.
“Que significariam esses ventos? Há antecedentes proféticos na Bíblia
que nos dão a chave. Representam guerras (Ex.: Jeremias 49:36, 37). O fato de
que a guerra que se está retendo em Apocalipse 7 viria dos quatro pontos
cardeais da Terra, dá a entender que se trata de uma guerra mundial.” – SRA/EP, p. 58.
“Apocalipse 7:1-3 indica que os anjos estão retendo os ventos dos
conflitos apenas enquanto o selamento dos santos está sendo efetuado. Quando o
selamento termina, os anjos soltam os ventos. ‘Satanás mergulhará então os
habitantes da Terra em uma grande angústia final. Ao cessarem os anjos de Deus
de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas todos os
elementos de contenda. O mundo inteiro de envolverá em ruína mais terrível do
que a que sobreveio a Jerusalém na Antigüidade.” – LES963, lição 11, p. 2.
“Pouco antes de termos entrado [no tempo de angústia], todos teremos
recebido o selo do Deus vivo. Então, vi os quatro anjos deixarem de segurar os
quatro ventos. E vi a fome, a peste e a espada, e nação contra nação, e todo o
mundo estava em confusão.” – Ellen G. White, SDA Bible Commentary, vol. 7, p. 968, citado em LES963, lição 9, p. 6.
“Anjos acham-se hoje a refrear os ventos das contendas, para que não
soprem antes que o mundo haja sido avisado de sua condenação vindoura; mas
está-se formando uma tempestade, prestes a irromper sobre a Terra; e, quando
Deus ordenar a Seus anjos que soltem os ventos, haverá uma cena de lutas que
nenhuma pena poderá descrever.” - Educação,
p. 179, citado em LES892, p. 98.
“Apesar de que na Segunda Guerra
Mundial morreram 98.000.000 de pessoas, a estrutura da terra não foi
danificada, nem a vida marítima, nem o reino vegetal. Contudo, as bombas
atômicas de Hiroshima e Nagasaki, que destruíram essas duas cidades ao final da
Segunda Guerra Mundial, nos ajudam a compreender o que poderia ocorrer. ...
“Evidentemente, a guerra de que
se está falando aqui não está no passado. Não é a Primeira Guerra Mundial, nem
a segunda, pois os danos que são profetizados se aplicam com mais propriedade a
uma guerra termonuclear, capaz de danificar a Terra, a vida no mar e a vida
vegetal. Portanto, refere-se a uma guerra mundial como a que poderia ocorrer se
fossem usadas armas como as atuais.” – SRA/EP,
p. 58.
Ver Apêndice: “Ventos a ponto de
se soltarem”.
7:2 E vi outro anjo subir do lado do sol
nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos,
quem fora dado que danificassem a terra e o mar,
O selo do Deus vivo -
“O selo de Deus é concedido a quem vive em íntima união com Cristo e
recebe continuamente o dom gratuito da Sua justiça. O selo é ‘o seu nome e o
nome do Pai’ (Apoc. 14:1). O nome de Cristo e o nome do Pai são símbolos do Seu
caráter. (Ver Parábolas de Jesus, p.
330.)” - LES963, lição 4, p. 6.
“O selo não é alguma ‘marca que
pode ser vista, mas a consolidação na verdade, para que eles [o povo de Deus]
não possam ser abalados’ (Comentário de Ellen G. White, SDABC, vol. 4, p. 1.161).” - LES892,
p. 101.
“O selo de Deus é o nome de Cristo ‘e o nome de Seu Pai’ escritos na
fronte (Apoc. 14:1). Aquele que vence o pecado pela graça de Cristo tem o nome
dEle e o nome do Pai inscritos em sua pessoa (Apoc. 2:17; 3:12; 22:4). ...Muitos nomes visavam a indicar o caráter
daqueles que os recebiam.” - LES892,
p. 100.
“Somente as vestes que Cristo
proveu, podem habilitar-nos a aparecer na presença de Deus. Essas vestes de Sua
própria justiça, Cristo dará a toda alma arrependida e crente. ‘Aconselho-te’,
diz Ele, ‘que de Mim compres ... vestidos brancos, para que vistas, e não
apareça a vergonha da tua nudez.
“Esse vestido fiado nos teares do Céu não tem um fio de origem humana.
Em Sua humanidade, Cristo formou caráter perfeito, e oferece-nos esse caráter.”
– Parábolas de Jesus, p. 311.
“Apocalipse 7 não está falando do selo do evangelho que é aplicado pelo
Espírito Santo para dar-nos a certeza de que somos filhos de Deus. Os de
Apocalipse 7 já o receberam. Como sabemos? Porque o selo de Apocalipse 7:1-3 é
aplicado sobre os servos de Deus, o que demonstra que já são convertidos.
“...Onde, revela Deus, está o Seu selo para os crentes? Isaías 8:16 ...
.
“ ‘...sela a Lei no meio dos Meus discípulos.’
“... Alguns cristãos se surpreendem ao ler este versículo. Não obstante,
ele se harmoniza plenamente com o Novo Testamento, onde diz: ‘Ora, sabemos que
O temos conhecido por isto, se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz:
Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a
verdade’ (I São João 2:3,4). São Paulo disse que a obediência da lei distingue
o cristão espiritual do carnal, ‘por isso o pendor da carne é inimizade contra
Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar, portanto os
que estão na carne não podem agradar a Deus’ (Romanos 8:7, 8).
“Seria bom fazermos uma análise para comprovar a firme certeza do que
acabamos de descobrir. Busquemos na lei de Deus (Êxodo 20:3-17) as três
características básicas de um selo completo: 1. Nome; 2. Cargo; 3. Jurisdição.
Encontraremos no mandamento que estabelece o dia de repouso.[1. Senhor Deus; 2.
Criador; 3. Universo]” – SRA/EP, p.
59.
“No Apocalipse, o selo de Deus
está associado com o caráter do remanescente, semelhante ao de Cristo. O selo
colocado na testa do povo de Deus em Apocalipse 7 é definido em Apocalipse 14:1
como os nomes de Cristo e do Pai. Na Bíblia, o nome de uma pessoa corresponde à
própria pessoa, ou seja, ao seu caráter. O nome de Deus indica como Ele é.
Portanto, ostentar o nome de Deus significa não apenas pertencer a Ele, mas ter
desenvolvido, pela Sua graça, um caráter semelhante ao dEle.
“Neste ponto, pode ser interessante lembrar que há uma identidade muito
próxima entre Cristo e Sua lei. A lei é a expressão escrita do caráter de Deus.
É também importante destacar que, no Apocalipse, o remanescente é caracterizado
por guardar os mandamentos de Deus. Isso fica claro em Apocalipse 12:17 e
14:12. Os que ouvem e aceitam a mensagem dos três anjos são descritos como os
que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Apoc. 14:12). Esses são os
selados.
“As duas características mencionadas são extremamente significativas.
Poderiam ser chamadas de fé e obediência, evangelho e lei. Os selados
reconhecem que sua salvação só é uma realidade através da fé em Jesus, e
confiam inteiramente nEle. Mas sabem também que Jesus deseja ser o seu Senhor.
Eles reconhecem a soberania de Jesus ao guardar Sua lei como expressão de amor
e gratidão.
“O selo de Deus está associado com Sua lei e, de maneira muito especial,
como sábado. O primeiro anjo de Apocalipse 14:7 convida os habitantes da Terra
a adorarem a Deus, o criador do Céu e da Terra. Isso é exatamente o que o
sábado nos convida a fazer. Quando imitamos a nosso Criador e Redentor, nos
tornamos como Ele é.” – LES963, lição
9, p. 5A.
“Tendo em conta que Jesus disse que não mudou a lei e que não autoriza
muda-la (São Mateus 5:17, 18), e que o remanescente que receberia o selo de
Deus seria obediente a Seus mandamentos (Apocalipse 14:12), fica claro que Deus
não mudou Seu sinal (o santo sábado). Ainda mais: no Apocalipse há uma séria
advertência para os que alteram a Palavra de Deus (Provérbios 30:5, 6) e
terríveis maldições de Deus para quem acrescente algo a Sua Palavra ou dela
tire alguma coisa (Apocalipse 22:18, 19).“ - SRA/EP, p. 106 e 107.
“Visto que a observância do sábado é um sinal de santidade (Êxo. 31:13),
ela constitui uma parte importante da experiência de justiça pela fé em Cristo.
...’De todos os dez preceitos, só o quarto contém o selo do grande Legislador,
Criador dos céus e da Terra.’ - Testemunhos
Seletos, vol. 3, pág. 17. (Comparar com Patriarcas
e Profetas, págs. 313 e 315;
Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 232.). ...O mandamento do sábado é o selo
de Deus porque contém o nome, a autoridade e o domínio do Legislador divino
(Êxo. 20:8-11; comparar com I Reis 21:8; Ester 3:12).” - LES892, p. 102.
“Nosso Senhor Jesus Cristo foi muito enfático ao declarar que Ele não
veio mudar a lei (São Mateus 5:17) e que não autoriza a mudança sequer de uma
letra ou sinal enquanto durarem os céus e a Terra (São Mateus 5:18). Portanto,
qualquer mudança da lei de Deus não obedece à vontade divina, mas a daquele que
se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu (Apocalipse 12:7-9). Por isso é que
a obediência ao mandamento do sábado se constitui num sinal ou selo de lealdade
a Deus (Ezequiel 20:20).” – SRA/EP,
p. 61.
“Selo de Deus Vivo: O caráter
de Deus gravado na alma dos que se dedicaram inteiramente a Cristo. O sinal
exterior é a observância do sábado.” - LES892,
p. 99.
“A observância do sábado é o sinal exterior de que nos entregamos tão
completamente a Deus e estamos tão firmados na verdade, que não podemos ser
abalados, mesmo quando for decretada a pena de morte para os que observam o
sábado.” - LES892, p. 103.
“O sinal de Deus, ou selo, de Sua obra criativa e redentiva é o sábado.
O sábado é um sinal de que Ele é o Criador. (Gen. 2:1-3; Êxo. 20:8-11).
“O sábado é também um sinal de santificação ou consagração (Êxo. 31:13;
Ezeq. 20:12). O dom da santidade se tornou possível através da morte de Cristo
e pela dotação do Espírito Santo (I Pedro 1:2). Então o sábado é um sinal ou
selo da justificação e salvação.” – LES963,
lição 9, p. 3.
“Assim como Êxodo 31:16, 17 diz que o sábado seria sinal perpétuo entre Deus
e Seu povo, Isaías 56 demonstra claramente que o sinal seria para todo crente,
independente de sexo, nacionalidade, raça ou qualquer outra diferença humana.
Note que Jesus aplicou esta profecia aos dias do Novo Testamento. (S. Mateus
21:13; São Marcos 11:17; São Lucas 19:46). ...
“Apesar da tremenda emergência que significou a morte de seu amado
Filho, a bem-aventurada ... Maria não fez as compras dos aromas para embalsamar
a Jesus no sábado, mas esperou o domingo para ungir o Seu corpo [São Lucas 4:16,
31; 23:52-56]. Isto mostra que ela guardava o mandamento do sábado, no qual
está o selo de Deus. Outras mulheres piedosas, as quais não puderam comprar na
sexta-feira, guardaram o sábado e fizeram suas compras no domingo. (São Marcos
16:1-2.) O mesmo exemplo encontraremos
na vida de Paulo, ...
“Muitos católicos chamam o sábado de dia da Virgem. Na realidade é o dia
que a bem-aventurada ... Maria guardava, e o Novo Testamento nos revela que ela
repousava no sábado, ‘conforme o mandamento’ de Deus. Nós faríamos bem em
imitar seu piedoso exemplo, guardando o sábado tal qual ela fazia.
“Não sei se você já pensou nisso, mas o que significa ser cristão? Ser
cristão é imitar a Jesus; ser semelhantes a Ele, viver a vida que Ele viveu.
Por exemplo: Não devemos odiar, porque Ele perdoava e mesmo na cruz orou: ‘Pai,
perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.’ Do mesmo modo, um cristão guarda o
sábado porque Jesus, nosso exemplo, também o guardou.” – SRA/EP, p. 61.
Ver também comentário sobre Apoc. 14:1.
Da banda do sol nascente (oriente, leste) - “O anjo do selamento (Apoc. 7:2) e os reis que destroem a
moderna Babilônia (Apoc. 16:12) vêm do leste, ou do “lado no nascimento do sol”
(Isa. 41:25). A origem disso é que Ciro, que destruiu a antiga Babilônia veio
do Leste.” - LES963, lição 7, p. 2.
“O Oriente é um símbolo importante na Bíblia. O tabernáculo original e o
templo da visão de Ezequiel estavam voltados para o Oriente (Êxo. 27:13-15;
Ezeq. 40:16). A tribo de Judá, da qual descendia Jesus, acampava-se no lado
oriental do acampamento de Israel no deserto (Núm. 2:3). ...O ‘Oriente’ ou ‘Sol
nascente’ desceu do Céu à Terra quando Jesus veio remir a humanidade. Malaquias
refere-se ao Messias dizendo que ‘nascerá o Sol da Justiça, trazendo salvação
nas Suas asas’ (Mal. 4:2).” – LES892,
p. 98 e 99.
“Ciro e seu exército eram tipos de Cristo e os anjos celestiais que
derrotarão a Babilônia moderna (Apoc. 17:14).” - LES892, p. 98 e 99.
O anjo do selamento (o outro anjo) - “O anjo do selamento é
Cristo. O anjo do selamento em Apocalipse 7:2 pode ser considerado como a
própria pessoa de Cristo. É Ele quem sela Seu povo e traz o raiar do dia
espiritual para os pecadores que crêem. Assim como a vitória de Ciro tornou
possível o seu decreto libertando Israel do cativeiro em Babilônia, a vitória
de Cristo (Apoc. 5:5, 9 e 10) possibilita que Ele separe Seu povo da
‘Babilônia’ moderna e que os sele para a eternidade.” - LES892, p. 99.
7:3 dizendo: Não danifiques a terra, nem
o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.
Não danifiqueis a terra, o
mar, as árvores - “João
contemplou em visão o quadro da terrível destruição que ocorrerá nos últimos
dias. Nesse tempo de terror universal, todos os poderes do mal efetuarão um
violento ataque final contra o mundo e especialmente contra o povo de Deus.” - LES892, p. 105.
“Em sua rebelião contra Deus, Satanás trata de danificar e destruir tudo
o que pertence ao Criador, incluindo o mundo e suas criaturas.” – SRA/EP, p. 50.
Até – “A preposição até sugere que, quando o último sincero receber o sinal do sábado
em sua vida, os ventos se soltarão em meio à violência descrita em Apocalipse
11:18, e o Senhor virá para destruir ‘os que destroem a Terra’”. – SRA/EP, p. 62.
Até que hajamos assinalado - “Cristo quer que os crentes vivos
entrem numa relação com Ele que suporte o escrutínio (ou exame minucioso) do
Universo.... O juízo que precede o Segundo Advento não terminará antes que os
servos de Deus sejam selados definitivamente (Apoc. 7:3). Então o caráter deles
estará inteiramente de acordo com a vontade de Deus (Apoc. 14:1). Eles
cumprirão o que é declarado em Apocalipse 14:5: ‘Não se achou mentira em sua
boca; não tem mácula’.” - LES892, p.
74 e 75.
“O selo do Deus vivo só será colocado sobre os que são semelhantes a Cristo
no caráter.” - LES892, p. 100.
“A obra de Deus, de selar o Seu povo, livra-os da destruição iminente, e
os preserva para Seu reino. Se vivermos até que Jesus venha, precisamos receber
o selo de Deus no fim do tempo para ser salvos. Não ser selado é estar perdido.
As sete últimas pragas só ocorrerão quando o povo de Deus já estiver selado.” -
LES892, p. 96.
“Satanás está agora usando cada artifício neste tempo de selamento a fim
de desviar a mente do povo de Deus da verdade presente e levá-los a vacilar. Vi
que Deus estava estendendo uma cobertura sobre o Seu povo a fim de protegê-lo
no tempo de angústia; e que cada alma que se decidia pela verdade e era pura de
coração devia ser coberta com a proteção do Todo-poderoso. ...Satanás estava
procurando lançar mão de todas as suas artes a fim de mantê-los onde estavam,
até que o selamento passasse, até que a proteção fosse tirada de sobre o povo
de Deus e este ficasse desprotegido da ardente ira de Deus nas sete últimas
pragas.” - Primeiros Escritos, p. 43
e 44.
Selo nas testas – “...Apocalipse 7:2,3 diz que o selo ou
sinal de Deus teria que ser aplicado na fronte dos servos de Deus, o que na
profecia significa na mente, ou seja, aceitação plena. Em Ezequiel 20:20 nos é
dito que não o conseguiremos pelo saber, mas por praticar a observância do
sábado de Deus. ‘Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e
vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus.’ O selo de Deus (sábado)
na lei, demonstra a autoridade de quem promulgou a lei. O selo no crente (eu
decido guardar o sábado como dia de repouso) demonstra a quem pertence esse
servo, tem o nome de Deus em sua fronte, lhe pertence.
“É tal e qual quando você põe seus dados num livro, uma Bíblia por
exemplo. Tem seu nome escrito, por isso se distingue das demais. Ela lhe
pertence. O Senhor também faz assim. Coloca em nós o selo para diferenciar-nos
dos que dizem ser cristãos, e quando (bem logo) chegar o momento de Seu
retorno, virá buscar-nos e nos levará para casa. Mas pensemos um pouco: O diabo
nos roubou, porém Jesus não é um ladrão. Ele não pega o que não é dEle. Por
isso nos comprou e nos lavou com Seu sangue, e agora que pôr em nós Seu selo
distintivo a fim de que os anjos nos levem e nos entreguem a Jesus, como sua
propriedade legítima. Se eu rejeitar o selo, negando a Jesus Seu direito sobre
mim, Ele não me levará para a Sua casa.” – SRA/EP,
p. 60.
“A única esperança de qualquer homem, reside em Jesus Cristo... Todos
quantos entrarem [pelas portas da cidade] trajarão o vestido da justiça de
Cristo, e o nome de Deus estará em sua testa. Esse nome foi o símbolo que o
apóstolo viu em visão, e significa a entrega da mente a uma obediência
inteligente e leal a todos os mandamentos de Deus.” – Ellen G. White, Filhos e Filhas de Deus, P. 370, citado
em LES963, lição 9, p. 6.
“O antigo sumo sacerdote israelita usava um turbante que continha na
frente uma lâmina de ouro na qual estavam escritas as palavras: ‘Santidade ao
Senhor’ (Êxo. 28:36-38; Lev. 8:9). Este fato e a cena descrita em Ezequiel 9 constituem
os antecedentes do Antigo Testamento do simbolismo usado em Apocalipse 7 e 14.
...Quando o nome de Cristo e do Pai são inscritos nos crentes, eles recebem a
dádiva do caráter divino. É declarado que estão selados na fronte porque
dedicaram a mente a Cristo de modo cabal e completo. O Espírito Santo veio
habitar neles. São ‘participantes da natureza divina’ (II S. Ped. 1:4).” - LES892, p. 100.
“Qual é a relação entre o anjo do selamento (Apoc. 7:1-3) e o terceiro
anjo (Apoc. 14:9-11)?
“Dois
aspectos da mesma mensagem. Nessas duas cenas temos dois anjos simbólicos ministrando ao mesmo tempo
– pouco antes do Segundo Advento. Um aplica o selo do Deus vivo, o que resulta
no selamento dos 144.000. O outro adverte as pessoas de que não devem receber a
marca ou o sinal da besta. Isto resulta num grupo leal que estará livre dessa
marca, mas guardará os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Esse grupo se
compõe dos 144.000, com o nome do Pai escrito na fronte. O fato é que, nessas
duas profecias, vemos o mesmo anjo ou movimento e dois aspectos correlatos da
mesma mensagem. ‘O anjo com o selo do Deus vivo, mencionado no capítulo sete,
é, portanto, o mesmo que o terceiro anjo do capítulo catorze.’ – Uriah Smith, As Profecias do Apocalipse, p. 115.” – LES893, p. 59.
7:4 E ouvi o número dos que foram
assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos
filhos de Israel:
144.000 - “O número simbólico de 144.000 são os
resgatados de todas as nações. Suas vestiduras foram alvejadas no sangue do
cordeiro.” - LES892, p. 96.
“...os 144.000 são o fiel e selado povo de Cristo que estará vivendo na
Terra quando Ele vier.” - LES892, p.
103.
“...[símbolo da] última geração vivente do povo de Deus.” – LES893, p. 57.
“Este número é simbólico porque se acha contido numa profecia que é
distintamente simbólica. Os ‘quatro anjos’, os ‘quatro ventos’, ‘o Oriente’’, e
‘o selo’ são símbolos proféticos (Apoc. 7:1-3). As doze tribos representam a
última geração de crentes fiéis que participaram da experiência de justiça pela
fé em Cristo. (Comparar com Gál. 3:27-29.) As tribos literais não existem mais,
e é inconcebível que só 144.000 judeus ‘poderão subsistir’ (Apoc. 6:17) na
segunda vinda de Jesus.” – LES893, p.
58.
“O número 144.000 representa inteireza e perfeição, e constitui o
resultado da multiplicação de 12 por 12 e então por 1.000. Seria um erro
deduzir que João estava pensando em termos literais. A menção dos 144.000 está
contida numa profecia muito simbólica. Apocalipse 7 usa tais símbolos como ‘quatro
anjos’, ‘quatro cantos’, ‘quatro ventos’, ‘Oriente’, ‘o selo’ na fronte dos que
constituem o povo de Deus. Interpretar literalmente esses símbolos seria omitir
o ponto principal da passagem. O simbolismo tem muita significação para os
cristãos dos últimos dias. ... As pessoas seladas que serão preservadas durante
a grande tribulação nos últimos dias não pertencem literalmente às doze tribos
de Israel. As tribos não existem mais. Elas são mencionadas porque em sua
totalidade representam o povo de Deus, e abrangem tanto judeus como gentios. No
Novo Testamento, a Igreja estabelecida por Jesus e organizada pelos doze
apóstolos constitui o novo Israel. ...Em sua carta aos Romanos, Paulo demonstra
que verdadeiro judeu é aquele que experimentou uma transformação espiritual em
Cristo Jesus (Rom. 2:28 e 29; 9:6 e 7). ... Podemos dizer, portanto, que ao
falar dos 144.000 sob o aspecto das doze tribos de Israel, João se referia a
cristãos que estariam vivendo no fim do tempo. Os que estão em Cristo Jesus são
de fato o novo Israel.” - LES892, p.
103.
“As evidências indicam que os
144.000 são cristãos. Comparar com S. Mat. 21:43; I. S. Ped. 2:9; Gál.
3:29; 6:15 e 16. Em primeiro lugar, o apocalipse é um documento cristão (1:1)
enviado a cristãos (1:11). Em segundo lugar, o Israel nacional rejeitou o
Messias e o governo de Deus. (Ver S. João 19:15.) Agora o povo de Deus se
compõe de cristãos de todas as nacionalidades. Todo crente genuíno é um membro
do verdadeiro ‘Israel de Deus’ (Gál. 6:15 e 16). De acordo com o ponto de vista
do Novo testamento, os 144.000 são cristãos que vivem para Deus durante a crise
final da história humana.” – LES893,
p. 58 e 59.
“Estes, tendo sido transladados
da Terra, dentre os vivos, são tidos como ‘as primícias para Deus e para o
Cordeiro’. Apocalipse 14:1-5; 15:3. ‘Estes são os que vieram de grande
tribulação’ (Apocalipse 7:14); passaram pelo tempo de angústia tal como nunca
houve desde que houve nação; suportaram a aflição do tempo de angústia de Jacó;
permaneceram sem intercessor durante o derramamento final dos juízos de Deus.
Mas foram livres, pois ‘lavaram os seus vestidos, e os branquearam no sangue do
Cordeiro’.” - O Grande Conflito, p.
654.
“Eles [os 144.000] são
identificados com base em seu serviço ao Senhor. Caracterizam-se por sua
fidelidade, obediência e lealdade. Demonstram ao mundo que são povo de Deus por
sua fé em Cristo e conduta cristã. ... Não
devemos meter-nos em discussões acerca de quem são os 144.000. ‘Não é Sua
vontade que eles se metam em discussões acerca de questões que os não ajudam
espiritualmente, tais como: Que pessoas vão constituir os cento e quarenta mil?
Isto, aqueles que forem os eleitos de Deus hão de sem dúvida, saber em breve.’
– Mensagens Escolhidas, vol. 1, p.
174, citado em LES892, p. 104.
“Passagens bíblicas que tratam dos 144.000: Apoc. 7:2-4 e 15; 14:1-5;
15:2.” - LES892, p. 104.
“A verdadeira questão é a espécie de pessoas que eles são. ‘Não é ...
vontade de [Deus] que eles [a Igreja] se metam em questões que os não ajudam
espiritualmente, tais como: Que pessoas vão constituir os cento e quarenta e
quatro mil? Isto, aqueles que forem os eleitos de Deus hão de sem dúvida, saber
em breve.’ – Mensagens Escolhidas,
vol. 1, pág. 174. (Manuscrito 26, 1901.)” – LES893, p. 58.
7:5 da tribo de Judá havia doze mil
assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;
Característicos nas doze
tribos - “No seu livro: The Cross and Its Shadow (‘A Cruz e Sua
Sombra’), S. N. Haskell adota o conceito
de que cada pessoa que fizer parte dos 144.000 será incluída na tribo que
corresponda melhor ao seu caráter e experiência. Ao considerarmos as sugestões
que se seguem, talvez tenhamos uma idéia da tribo a que pertenceremos se
fizermos parte dos 144.000.” - LES892,
p. 104.
Da tribo de Judá - “Os componentes desta tribo são
reconhecidos como dirigentes de confiança em ocasiões de perplexidade.” - LES892, p. 104, citando o livro The Cross and Its Shadow.
Da tribo de Rúben - “As pessoas incluídas nesta tribo têm
sido ‘inconstantes como a água’, sem força de vontade para fazer algo de bom.
Mas examinam sinceramente o coração para descobrir suas próprias debilidades, e
pela graça de Deus, essas fraquezas são transformadas em força.“ - Idem.
Da tribo de Gade - “Estes se erguem acima da apostasia e
da derrota, reconhecem suas transgressões, reivindicam as promessas de Deus,
lavam suas vestiduras no sangue do Cordeiro e entram na cidade de Deus como
vencedores.“ - Ibidem.
7:6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo
de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;
Da tribo de Aser - “Acham-se tão repletos do Espírito
Santo que permitem que Ele suavize as asperezas de sua vida. Proferem palavras
de conforto e animação para os outros.” - Ibidem.
Da tribo de Naftali - “Estes proferem ‘palavras formosas’.
Em ocasiões e situações difíceis, eles permanecem destemidamente no posto do
dever, preferindo sacrificar a vida a comprometer a causa de Deus.” - Ibidem.
Da tribo de Manassés - “Amam a paz e se alegram por terem
sido libertos do mal. Tem grande prazer nas coisas espirituais.” - Ibidem.
7:7 da tribo de Simeão, doze mil; da
tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;
Da tribo de Simeão - ”Este filho de Jacó era agressivo,
chegando até a cometer homicídio. Os seus pecados foram, porém, confessados e
perdoados. Os salvos desta tribo talvez se caracterizem por grandes pecados que
foram perdoados.” - LES892, p. 105,
citando o livro The Cross and Its Shadow.
Da tribo de Levi - “Quando Israel caiu em apostasia no
Sinai, esta tribo se distinguiu por sua fidelidade. Aqueles que serão incluídos
na tribo de Levi permanecerão fiéis à Causa de Deus quando outros estiverem
vacilando e caindo.” - Idem
Da tribo de Issacar -”Os característicos desta tribo
consistem principalmente em abnegação e boa vontade para levar fardos pesados.
Visto que desempenham muito bem as suas responsabilidades, são colunas na Causa
de Deus. Não são pessoas impulsivas, mas equilibradas e dignas de confiança.” -
Ibidem.
7:8 da tribo de
Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil
assinalados.
Da tribo de Zebulom -”Quando os inimigos do Senhor são
numerosos e agressivos, este grupo se expões ao opróbrio e à morte. Alguns
deles, como Zebulom no passado, talvez sejam hábeis no manejo da pena e
exercerão grande influência, trazendo vitória para a Causa de Deus.” - Ibidem.
Da tribo de José -”Os componentes desta tribo se
distinguem pela integridade. Nunca deixam de ser leais a Deus e têm prazer em
realizar Sua vontade.”- Ibidem.
Da tribo de Benjamim -”Paulo foi o benjamita típico: zeloso e
dedicado. Os que pertencerem a esta tribo terão feito tudo que estava ao seu
alcance para propagar o evangelho.” - Ibidem.
“NOTE que, devido aos pecados de sua vida, Dã e Efraim não são incluídos
na lista das dez tribos em que serão divididos os 144.000.” - LES892, p. 105
7:9 Depois destas coisas olhei, e eis uma
grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e
línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando
compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;
Depois destas coisas – “A visão dos remidos no Céu é uma cena de
vitória e celebração. A visão é apresentada fora da ordem cronológica. O sexto
selo (Apoc. 6:12-17) descreve a Segunda Vinda de Jesus. ...o sétimo selo (Apoc.
8:1) só se refere sucintamente à trasladação dos remidos para o Céu. O capítulo
7 é um intervalo entre o sexto e o sétimo selo. ... Assim, a visão dos santos
no Céu é seguida por uma breve explicação da maneira pela qual eles chegaram
ali” – LES892, p. 109.
A multidão inumerável – “Os remidos de todas as épocas.” – LES892, p. 115
“Em contraste com os 144.000, a multidão é como a areia do mar. Alguns
estudantes da Bíblia consideram isso uma referência à promessa de Deus à Abrão,
de que os seus descendentes seriam tão numerosos como as estrelas nos céus
(Gen. 15:5), e à promessa a Jacó, de que a descendência dele seria como a areia
do mar (Gen. 32:12). A visão traz coragem àqueles que tendem a preocupar-se com
os bancos vazios nos cultos da igreja, ao passo que os estádios de futebol e
outros jogos esportivos se acham lotados. A visão torna claro que o propósito
redentor da parte de Deus não será frustrado.” – LES892, p. 110
De todas as nações, tribos, povos e línguas –“Isto cumpre a grande
comissão de Cristo e, nos últimos dias, o repto da proclamação mundial das
mensagens dos três anjos de Apocalipse 14:6-12. ... A multidão inumerável
abrange os fiéis de todas as épocas.” – LES892,
p. 109 e 110.
Em pé diante do trono – “Na presença de Deus no santuário
celestial.” – LES892, p. 115.
Vestes brancas – “As vestiduras brancas usadas pelos remidos
representam a justiça de Cristo recebida pela fé (Apoc. 19:7 e 8).”” – LES892, p. 110.
“A justiça de Cristo dada de
graça ao crente é representada nos símbolos do Apocalipse por roupas e
vestimentas. (Ex.: Apocalipse 7:9, 13, 14). Os que acompanham a Cristo estão
vestidos de roupas brancas, os quais lavaram suas roupas e as alvejaram no
sangue do Cordeiro. Há preciosas promessas de vida eterna para os que lavam suas
roupas no sangue de Cristo (Apocalipse 22:14; 3:4, 5).” – SRA/EP, p. 51.
Em pé, diante do trono - “O santuário celestial também é o
espaço no qual Deus se encontra com o Seu povo (Apoc. 7:9-11 e 15), o lugar no
qual eles têm acesso a Ele. No lugar específico dentro da criação, no qual Deus
está disponível, Ele pode ser alcançado de qualquer ponto do Universo.” - LES963, lição 3, p. 3A.
“Palmas” ou folhas de
palmeira – “Símbolos de
regozijo e vitória.” – LES892, p.
115.
“No décimo quinto dia do sétimo mês, e durante os sete dias que vinham
em seguida, os israelitas deviam viver em cabanas ou barracas ... As colheitas
do outono haviam terminado, e o Dia da Expiação estava no passado. Aliviados de
pecados e ansiedades, o povo de Deus podia ter uma festa de descanso e regozijo
espiritual. Habitavam em cabanas feitas de ramos de palmeiras para comemorar a
direção de Deus durante o período no deserto (Deut. 16:12-15) e Suas
maravilhosas bênçãos desde então.” – LES892,
p. 110 e 111.
“A festa dos tabernáculos antitípica
começará quando os justos forem arrebatados para o encontro com Jesus. E
continuará até que sejam recebidos no Céu, na grande diante do trono de Deus. –
LES892, p. 116.
7:10 e clamavam com grande voz: Salvação
ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro.
A
multidão louva a Deus por Sua salvação - “As exclamações de alegria e triunfo dos remidos atribuem a salvação a
Deus. Não há nenhuma indicação de auto-elogio, nenhuma referência a realizações
humanas. Eles enfrentaram o inimigo, lutaram contra ele e saíram vitoriosos
unicamente pela graça de Deus.” – LES892,
p. 110.
7:11 E todos os anjos estavam em pé ao
redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se
diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
7:12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e
sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos
séculos dos séculos. Amém.
Louvor
dos anjos – “Os milhares
de milhares de anjos que rodeiam o trono de Deus participam espontaneamente do
júbilo da grande multidão. Eles se prostram diante de Deus e Lhe prestam
perfeito e sétuplo tributo ou preito de louvor.” - LES892, p. 111
Para sempre – “’Para sempre’ não é suficiente para louvar a Deus
pela salvação que Ele proveu.” – LES892, p.
115.
7:13 E um dos anciãos me perguntou: Estes
que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram?
7:14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes.
Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e
levaram as suas vestes e as branquearam
no sangue do Cordeiro.
Vieram
de grande tribulação –
“Perseguição através dos séculos, mas especialmente no tempo de angústia
final.” – LES892, p. 115.
Objetivo
da visão/grande tribulação-
“A visão dos remidos destina-se a trazer encorajamento e conforto à Igreja dos
últimos dias. Em Seu sermão no Monte das Oliveiras (S. Mateus 24 e 25), Jesus
disse aos discípulos que, antes de vir o fim, haveria tal aflição que o mundo
nunca havia testemunhado. Por meio dessa mensagem a Seus discípulos, ele fala a
nós hoje. Seu objetivo não era produzir terror, mas salientar a necessidade de
estar espiritualmente alerta. ... devemos concentrar a atenção no futuro
triunfo que Cristo promete para a Igreja, e não na tribulação terrestre que
está à nossa frente. Devemos visualizar-nos pela fé com os remidos no Céu e
expressar uns aos outros a certeza que Cristo provê em Sua Palavra. Isto será
benéfico para a nossa experiência espiritual.” – LES892, p. 109.
Purificação por meio do sangue de Cristo – “Devido ao pecado, nossa
condição não é natural, e deve ser sobrenatural o poder que nos restaure, do
contrário, não tem valor. Existe unicamente um poder capaz de quebrar o domínio
do mal no coração dos homens, e esse é o poder de Deus em Jesus Cristo.
Unicamente por meio do sangue do Crucificado existe purificação do pecado. Sua
graça, tão-somente, nos habilita a resistir e subjugar as tendências de nossa
natureza caída.” – A Ciência do Bom
Viver, p. 428, citado em LES892,
p. 113. Ver ainda Tito 3:5-7.
“...passagens ...sobre veste ou vidas
manchadas...: Êxo. 19:10 e 14 Sal.
51:1-7 Isa. 1:18 Isa. 64:6
Zac. 3:1-5.” – LES892, p. 112.
7:15 Por isso estão diante do trono de
Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está
assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles.
Santuário
(ou templo) – “No templo
celestial os justos se ocuparão no julgamento dos ímpios durante o Milênio
(Apoc. 20:4-6; I Cor. 6:2). Por mil anos os salvos de todas as épocas servirão
a Deus ‘de dia e de noite no Seu santuário [ou templo]’ (Apoc. 7:15).
”No fim dos mil anos não haverá nenhum templo na Nova Jerusalém, aqui na
Terra. João declara: ‘Nela não vi santuário; porque o seu santuário é o Senhor,
o Deus Todo-poderoso e o Cordeiro.’ Apoc. 21:22. A eterna Cidade dos salvos na
Terra renovada não conterá nenhum templo ou santuário porque o problema do
pecado terá sido eliminado definitivamente. O santuário ou templo celestial é o
lugar de mediação e julgamento, devido ao pecado. Visto que o pecado será
completamente destruído no fim do Milênio (Apoc. 20:9), não haverá mais
necessidade de um lugar de intercessão e julgamento. ... Todas as vezes que é
mencionado no livro do Apocalipse, o templo de Deus se encontra no Céu.” – LES892, p. 114
Deus habita entre eles – “Nunca mais estarão sem a Sua
presença.” - LES892, p. 115.
7:16 Nunca mais terão fome, nunca mais
terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum;
Isaías 49:10 - “Nunca terão fome nem sede; não os afligirá nem a calma nem o sol;
porque o que se compadece deles os guiará, e os conduzirá mansamente aos
mananciais das águas.”
7:17 porque o Cordeiro que está no meio,
diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e
Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
O Cordeiro os apascentará e os guiará – “(Ver Isa. 40:11; 49:10); O
Cordeiro será o Pastor.” – LES892,p.
115.
Queria agradecer por esses comentários, tem me ajudado muito em entender esse livro que é tão importante para nós. Aguardo ansiosamente pelos capítulos finais.
ResponderExcluirQue bom, Roberta! Quanto entendemos melhor o Apocalipse, vemos que é um livro de esperança e certeza, apesar das dificuldades. Não perca os comentários sobre Apocalipse 21 e 22. São "a cereja do bolo" da leitura bíblica... Obrigado pelo seu comentário. Ele nos motiva a continuar com nosso trabalho. Abraço.
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