A visão do trono
“Apocalipse 4 descreve a sala do trono de Deus depois da ascensão de Cristo.” - LES892, p. 71.
“Apocalipse 4 descreve a sala do trono de Deus depois da ascensão de Cristo.” - LES892, p. 71.
“Enquanto prossegue na Terra o conflito com o mal, louvor e devoção
estão continuamente sendo oferecidos a Deus pelos habitantes do Céu que não têm
pecado. Os capítulos 4 e 5 do livro do Apocalipse retratam diversos aspectos da
mesma cena. O cenário do capítulo é a sala do trono celestial descrita no
capítulo 4. Os dois capítulos juntos provêem a introdução e o cenário para a
profecia dos sete selos.” – LES892, p.
57.
“Esses dois capítulos [4 e 5] apresentam o cenário em que são rompidos
os sete selos como prelúdio da Segunda Vinda de Jesus.” - LES892, p. p. 71.
4:1 Depois destas coisas, olhei, e eis
que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de
trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que
depois destas devem acontecer.
Depois desta coisas - “Havendo escrito as cartas para as sete
igrejas na Ásia Menor, João volta a atenção para a crise iminente em escala
mundial.” - LES892, p. 58.
“O Objetivo da visão relatada em
Apocalipse 4 era fortalecer os crentes, animando-os a ter fé na sabedoria, no
poder e na santidade de Deus.” LES892,
p. 65.
Porta aberta no céu - “No Céu. Não, ‘para o Céu’, como se
João estivesse do lado de fora, olhando para dentro. Visto que, ao olhar, ele
contemplou o trono de Deus, essa deve ter sido uma porta que dava acesso à sala
do trono do Universo.” - SDABC, vol.
7, p. 766, citado em LES892, p. 58.
4:2 Imediatamente fui arrebatado em
espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono;
Arrebatado em espírito - “O apóstolo é arrebatado em visão a uma
porta dentro do Céu. Através da porta aberta ele contempla a santidade da
presença de Deus numa gloriosa cena de adoração.” - LES892, p. 58.
“Compare essa visão que João teve de Deus com as visões recebidas por
outros profetas bíblicos: Ezeq. 1:26-28
Isaías 6:1-4 Daniel 7:9 e 10”. - LES892, p.58.
Trono - “Apocalipse 4 descreve a sala do trono
de Deus depois da ascensão de Cristo. Os vinte e quatro anciãos que foram
ressuscitados com Cristo estão ali.” - LES892,
p. 71.
4:3 e aquele que estava assentado era, na
aparência, semelhante a uma pedra de jaspe e sárdio; e havia ao redor do trono
um arco-íris semelhante, na aparência, à esmeralda.
Deus Pai assentado no trono - “O santuário israelita era um lugar no
qual Deus podia habitar no meio de Seu povo num mundo pecaminoso (Êxo. 25:8). O
santuário celestial é o lugar do Universo no qual Deus habita entre Suas criaturas
(Apoc. 4:2-7; Sal. 11:4). Deus, que não pode ser limitado a um espaço (I Reis
8:27), escolheu tornar uma fração do espaço o local da Sua habitação no
Universo.” - LES963, lição 3, p. 3A.
Jaspe - branco - santidade.
Sardônio - vermelho - misericórdia.
Arco-íris
(celeste) -
combinação da santidade com a misericórdia -
“Ezequiel [Ezeq. 1:26-28] e João falam de uma arco-íris ao redor do
trono de Deus. Ellen White faz estes comentários: ‘No Céu, uma semelhança de
arco-íris rodeia o trono, e estende-se como uma abóbada por sobre a cabeça de
Cristo. ... Quando o homem pela sua grande impiedade convida os juízos divinos,
o Salvador, intercedendo junto ao Pai em seu favor, aponta para o arco das
nuvens, para o arco celeste em redor do trono e acima de sua cabeça, como sinal
da misericórdia de Deus para com o pecador arrependido.” - Patriarcas e
Profetas, pág. 105.” - LES892, p. 53.
4:4 Havia também ao redor do trono vinte
e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos,
vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro.
Vinte e quatro anciãos – “Quando Cristo morreu na cruz,
‘abriram-se os sepulcros e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;
e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade
santa e apareceram a muitos.’ S. Mat. 27:52 e 53. Esses santos ressuscitados
não foram deixados na Terra para morrerem pela segunda vez. Foram levados para
o Céu com Jesus, como as primícias de Seu sacrifício.” - LES892, p.60.
“... aqueles que ressuscitaram com Cristo [S. Mat. 25:52 e 53] e são
hoje os vinte e quatro anciãos no Céu foram mártires para Deus, desde o tempo
da criação até o tempo de Cristo. Pode ser que Abel e João Batista estejam
incluídos entre eles.” - LES892, p.
61.
“Aqui e em outros lugares do livro eles são retratados prostrando-se
diante de Deus em adoração e louvor (Apoc. 4:10; 5:14; 7:11; 11:16; 19:4). Duas
vezes é declarado que um dos anciãos conversou com João (Apoc. 5:5; 7:13), e
numa ocasião os anciãos aparecem com os quatro seres viventes apresentando a
Deus as orações de Seu povo (Apoc. 5:8). De dia e de noite eles prestam
contínua adoração a Deus. - LES892,
p.59.
O número 24 - “Em Apocalipse 4 o número 24 é usado
simbolicamente. A cena toda é uma representação simbólica da realidade. Não
devemos deduzir que há um número literal de 24 anciãos no Céu. Esse número
chama nossa atenção para as funções dos anciãos. Como havia 24 divisões ou
classes de sacerdotes que labutavam no santuário antigo, assim a obra dos
anciãos é auxiliar a Cristo, nosso Sumo Sacerdote, em Seu ministério
celestial.” - LES892, p. 59.
“Além de seus deveres sacerdotais no santuário [...] Os antigos
sacerdotes israelitas eram juízes adjuntos. Assim também, os anciãos celestiais
ajudam a Cristo em Sua obra de julgamento.” -
LES892, p. 59 e 60.
Vestidos brancos -
“... o linho fino são as justiças dos santos.” Apoc. 19:8
“As vestes
brancas usadas por eles simbolizam a justiça de Cristo concedida aos crentes.
Cristo, introduzido em nosso coração pelo Espírito Santo, é nossa justiça (Rom.
8:9 e 10; 10:6-10; I S. João 2:29; 3:7). As vestes brancas representam a Cristo
no interior das pessoas. Sentados diante do trono de Deus no Céu há seres
humanos redimidos que alcançaram a suprema vitória por meio de Cristo, que é a
sua justiça.” - LES892, p. 60.
Coroas de ouro - “As coroas usadas pelos vinte e quatro
anciãos representam a vitória espiritual que eles já receberam.” - LES892, p. 60.
4:5 E do trono saíam relâmpagos, e vozes,
e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete
espíritos de Deus;
Sete Espíritos de Deus - Ver comentário sobre Apoc. 1:4.
4:6 também havia diante do trono como que
um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada
lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás;
Animais - “A palavra grega que algumas versões
traduziram por ‘animais’ também significa ‘criaturas ou seres viventes’.” - LES892, p. 61.
“...as evidências de Ezequiel [Ezeq. 10:1, 15 e 20] são suficientes: as
criaturas viventes são querubins celestiais.” - LES892, p. 62.
“Do mesmo modo que havia querubins de ouro perto do trono no santuário
terrestre (Êxo. 37:7-9), no Céu há querubins de posição superior aos anjos em
geral. Desempenham a função de comandantes que transmitem aos outros anjos as
ordens dadas pelo próprio Senhor [...] Os anjos diante do trono de Deus estão
diretamente envolvidos nas questões terrestres.” - LES892, p. 62.
“Embora estivessem sustendo o trono de Deus (Ezeq. 1:26-28), estavam em
contato com os acontecimentos na Terra, pois Ezequiel viu ao lado de cada
criatura vivente ‘uma roda na Terra’ (Ezeq. 1:15). A ‘roda dentro da outra’
(v.16), que se estendia do Céu à Terra era dirigida pela criatura vivente. As
quatro rodas representam o controle dos acontecimentos terrestres que Deus
exerce por meio das criaturas viventes.” - LES892,
P. 61-62.
4:7 e o primeiro ser era semelhante a um
leão; o segundo ser, semelhante a um touro; tinha o terceiro ser o rosto como
de homem; e o quarto ser era semelhante a uma águia voando.
Semelhantes a leão,
bezerro, águia e homem -
“Escritores judeus dão a entender que os símbolos em Ezequiel e no Apocalipse
estão relacionados com os emblemas das tribos principais no acampamento do
antigo Israel. Judá, ao leste, usava o símbolo de um leão; Rabin, ao sul, o
símbolo de um homem; Efraim, ao oeste, o símbolo de um boi ou bezerro; e Dã, ao
norte, o símbolo de uma águia.” - LES892,
p. 62.
4:8 Os quatro seres viventes tinham, cada
um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm
descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o
Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir.
Não descansam nem de dia
nem de noite - “Enquanto
prossegue na Terra o conflito com o mal, louvor e devoção estão continuamente
sendo oferecidos a Deus pelos habitantes do Céu que não tem pecado.” - LES892, p. 57.
“As instrumentalidades do Céu estão continuamente em atividade,
efetuando sua obra e prestando louvor a Deus. João Wesley chama isso de ‘feliz
desassossego’.” - LES892, p. 65.
“Eles enaltecem incessantemente a grandeza de Deus proclamando Sua
santidade, poder e eternidade. Santidade é o principal atributo de Deus. (Ver
Lev. 11:44 e 45).” - LES892, p. 63.
“O reconhecimento da santidade de Deus por meio de adoração, louvor e
ações de graça constitui algo aceitável a Ele. Sem apropriado conhecimento da
santidade de Deus e de Seu amor e cuidado por Suas criaturas, é impossível
prestar-lhe serviço.” - LES892, p.
56.
“O que faz a diferença entre os que sentem temor diante de Deus e os que
estão cheios de terror? [...] Respeito e reverência pela santidade e poder de
Deus resultam da relação de amor com Ele.” -
LES892, p. 64.
4:9 E, sempre que os seres viventes davam
glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que
vive pelos séculos dos séculos,
Glória, e honra, e ações de
graças - “ Estamos à
mercê do inimigo quando deixamos de ter comunhão com Deus. No culto público
obtemos força ao ouvir a Palavra de Deus, cantar hinos de louvor, entregar
nossos dízimos e ofertas e fazer intercessão uns pelos outros. A experiência da
adoração foi designada para nossa edificação e crescimento espiritual.” - LES892, p. 59.
“As cenas de adoração no Apocalipse foram reveladas a João para conforto
e encorajamento da Igreja. Como devo ter comunhão com Deus e com Seu povo? Heb.
10:23-25.” - LES892, p. 59
Olhos - Ver comentário sobre Apoc. 5:6.
4:10 os vinte e quatro anciãos
prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que
vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono,
dizendo:
Lançavam as suas coroas
diante do trono -
“Simbolicamente, isto denota o reconhecimento da superioridade e benevolência
de um monarca.” - LES892, p. 65.
4:11 Digno és, Senhor nosso e Deus nosso,
de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e
por tua vontade existiram e foram criadas.
Digno és ... porque Tu
criaste - “O dever de
adorar a Deus se baseia no fato de que Ele é o Criador, e que a Ele todos os
outros seres devem a existência.” - O
Grande Conflito, p. 436.
Por causa da Tua vontade - “Aprouve a Deus trazer à existência o
Universo e dar vida a suas criaturas. Ele viu que era bom fazer isso. Do seu
ponto de vista, não era desejável estar só num universo vazio. Ele achou
conveniente povoar o Universo de seres inteligentes, capazes de apreciar e
refletir Seu amor infinito e caráter perfeito. Esta foi a Sua intenção ao
criá-los.” - SDABC, vol. 7, p. 769,
citado em LES892, p. 65..
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